Conteúdo-curso nível básico 2016

header

 

” Muito mais importante do que as técnicas em si é a filosofia que está por terá dos métodos, assim como as táticas interpessoais de abordagem do paciente, delineadas com o objetivo de liberar potencialidades para a auto-ajuda, tanto em estado hipnótico como em estado de vigīlia.” (Erickson&Rossi, 1980; Haley, 1973)

A Psicoterapia Ericksoniana tem influenciado significativamente milhares de profissionais e vem deixando a sua marca na própria psicologia americana ( e ao redor do mundo). Isto pode ser evidenciado pela antigamente de artigos e livros sobre Erickson que já foram e continuam sendo publicados.” ( J.K.Zeig,Ph.D).  Só no Brasil já temos 15 Institutos Milton H.nErickson oficiais, e  espalhadas pelo mundo são por volta de 106 Institutos oficiais.

“E Erickson atuava de maneira diferenciada com cada paciente, como conselheiro, analista, conciliador,márbitro,mediador, mentor,macetando ou agindo como pai punitivo, Erickson realçava as características únicas de cada indivíduo que, motivado por necessidades singulares e defesas negativas, requeria modelos originais de abordagem ao invés de técnicas ortodoxas, dogmáticas e sem imaginação. Ele considerava a si mesmo e suas palavras, entonação,muito de falar e movimentos corporais como veículos de influência que poderiam promover mudanças . Muito mais interessado em ação do que em teoria,mErickson considerava a teoria tradicional uma espécie de obstáculo que ancorava os terapeutas numa pedreira de imponderáveis.” (Zeig, 1985)

Independente da linha teórica do terapeuta, a Técnica Ericksoniana é um excelente aprendizado, ferramenta e modelo para uma eficiente intervenção terapêutica.

CONTEÚDO DO NÍVEL BÁSICO DO CURSO DE HIPNOTERAPIA E TÉCNICAS ERICKSONIANAS – proposto pela The Milton H. Erickson Foundation –

História da hipnose

Biografia de Erickson

Mitos e preconceitos sobre hipnose

Definições de hipnose

Transe

Indicações da hipnose

Princais teorias e abordagens da hipnose

Rapport

Acompanhar e guiar

O princípio da utilizacao

Hipnose Naturalista

A linguagem da hipnose

Indução hipnótica

Relaxamento

Induções básicas

Metaforas

Orientação para a solução X orientação para o problema